quarta-feira, julho 10, 2024
segunda-feira, julho 08, 2024
Preparados.
Estejamos preparados para quando perdemos os dentes. Que não nos surpreendamos. Caem os dentes, os cabelos e mesmo a juventude. Estejamos preparados. Estejamos preparados para quando perdemos pai, mãe, irmão e todos aqueles que nos pareciam eternos. Estejamos preparados para quando perdermos o amor de sempre, em viuvez ou por amarga revelação.
Estejamos atentos que a vida não é de nos perguntar se nos preparamos. A vida vem, cega, atropelando o certo e o duvidoso. Estejamos preparados para o maior dos fracassos, para grandes constrangimentos, e ainda seguir andando pelos escombros, sobrevivendo a toda bomba que explodir.
Estejamos preparados para ouvir a mais triste história e aceitar que somos personagens ruins nesta tragicomédia. Fiquemos em alerta, preparados para seguir respirando. Estejamos preparados para sermos menores que as pulgas. Ridículos. Feios. Sós. Estejamos preparados para todos os arrependimentos. Para a culpa, para o medo e a fome. Estejamos preparados para quando não houver mais nada. Nem ninguém a quem pedir perdão.
Estejamos preparados para quando houver apenas silêncio nos pensamentos. Estejamos docemente preparados inclusive para a morte e o completo desaparecimento dos nossos mais queridos sonhos.
A vida é talvez apenas isso. Preparar-se para tempestades que parecem nunca chegar num tão longo verão. Tão longo que logo alguns se distraem. Mas a vida vem. Os dentes caem. Preparados ou não, nossos dentes caem. Convém estarmos de qualquer modo preparados.